Join The Community

Premium WordPress Themes

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova política de privacidade do Google entra em vigor hoje 02/03

Nova política de privacidade do Google entra em vigor hoje 02/03

 

Em breve estarei falando mais sobre as mudanças na privacidade do Google que vêm sendo implantadas. Por hora, mostrarei a principal: o Google Web History.


Para quem teve o trabalho de ler os termos de privacidade que o Google divulgou exaustivamente no mês passado, notou que a maneira como navegamos na Web mudou e estará mudando cada vez mais. Agora somos monitorados de forma direta. Tudo que você busca nos mecanismos de busca, fica guardado no
Google Web History, inclusive o caminho que você faz depois de acessar o site buscado.
Essa é a funcionalidade básica do serviço, que vem acompanhando suas buscas há cerca de 5 dias e gravando seus dados. O objetivo principal é melhorar os resultados que aparecem para o usuário individualmente, e não mais com base em rankings como era feito antes.
Para muitos a função não passa de um simples histórico como o que temos nos navegadores, só que armazenado pelo Google online, o que de fato é. Porém, o serviço poderá ir mais além, abrangendo todos os sites que você navega (depende de sua autorização para tanto). E tem mais, para quem gosta de baixar ou procurar conteúdo ilegal na internet, saiba que em uma possível investigação o Google será obrigado a divulgar esses dados, o que poderá servir de prova à favor ou contra você.


Ok. Não quero que o Google armazene meu histórico, o que devo fazer?


Basta entrar no site: Web History e clicar em REMOVER TODO O HISTÓRICO DA WEB. Nesse momento o Google vai parar de guardar para si seu histórico de navegação.


Outros serviços que acabam invadindo a privacidade do usuário é a identificação geográfica do mesmo. Ao acessar o Google Maps no mês passado muitos foram perguntados se autorizavam o Google à identificar seus endereços reais. Como a maioria aceitou e provavelmente você também, o Google agora sabe exatamente o endereço (e número) de quem usa seus serviços. Se você fezs isso, não fique tão preocupado, pois se você há anos já havia informado o endereço real e correto ao Google, agora ele apenas tem certeza dele.


Como privacidade é um direito de cada um, é bom ficar esperto no que perguntam à você na internet e com as informações dadas nos cadastros (na vida real igualmente). O cerco está se fechando e a internet se aproxima cada vez mais da vida real, ao menos no que diz respeito à restrições e imposições legais. Bom para uns, ruim para outros, e assim segue a vida.



    

0 comentários:

Postar um comentário